Integrante de seleção gaúcha, laçadora é barrada da prova em equipe em rodeio nacional
24/07/2025
(Foto: Reprodução) Maria Eduarda, campeã da Fecars
Arquivo pessoal
A Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) vetou a participação da laçadora de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Maria Eduarda Krever, de 25 anos, da prova de laço em equipe junto com a seleção do Rio Grande do Sul, que disputará em Cristalina (GO) o título de campeã nacional na modalidade. Após recurso, a participação foi determinada pela Justiça.
No ano passado, a seleção da 30ª Região Tradicionalista (Vale do Sinos), formada por ela e mais nove homens, venceu a Festa Campeira do Rio Grande do Sul. Assim, conquistou o direito de representar o estado no Rodeio Nacional dos Campeões. O torneio começou nesta quinta-feira (24) na cidade goiana, reunindo os vencedores de competições realizadas em federações tradicionalistas (MTGs), espalhadas pelo país, em 2024.
Maria Eduarda entrou para a história por ser a primeira mulher a fazer parte de uma equipe campeã na modalidade. E mais: foi dela a laçada de número 50, que deu o título à seleção do Vale do Sinos. No estado, o regulamento do MTG permite equipes mistas nesse tipo de prova.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A CBTG alega que, em suas normas, existem modalidades exclusivas para homens e mulheres, não permitindo equipes mistas. Em nota, o presidente da entidade, Francisco Carlos Fighera, afirmou que a participação de Maria Eduarda está confirmada, mas em outras modalidades, como laço prenda em equipe. Leia a manifestação completa abaixo.
Segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Alessandro Gradaschi, a entidade ingressou com dois recursos para garantir a participação da laçadora, ambos negados.
O que diz a CBTG
Tendo em vista a informação solicitada acerca da prenda do MTG/RS qual está inscrita na modalidade de Laço Equipe Peão, vale ressaltar que esse assunto já foi tema de debate e decisão da Diretoria Executiva e posterior do Conselho Diretor, da CBTG, com a participação do Presidente do MTG/RS.
Apenas para não ter dúvidas, o Regulamento do FECARS tem a possibilidade de uma seleção mista entre categorias e modalidades, contudo, na Festa Campeira Nacional de Campeões da CBTG, os Regulamentos não trazem essa previsão, possuindo as categorias Peões e Prendas de forma separada, nos prendendo às normas regulamentares, da qual, nesse momento estamos vinculados.
Vale ressaltar que a prenda está inscrita na modalidade Prenda e na modalidade Peão, e com grandeza irá seguir representando o MTG-RS na modalidade Laço Equipe Prenda. O debate foi importante, e já nos faz analisar a necessidade de adequação para o próximo Nacional em 2027, que acontecerá em Primavera do Leste/MT, com alterações ou a criação de modalidade específica.
VÍDEOS: Desafio Farroupilha