Analistas de desempenho são cada vez mais procurados por clubes e jogadores de futebol
20/05/2025
(Foto: Reprodução) Todo clube mais estruturado do futebol brasileiro conta com uma equipe de análise de desempenho. Agora, os jogadores passaram a buscar um olhar mais individualizado sobre a própria performance. Clubes e jogadores de futebol buscam cada vez mais o trabalho de analistas de desempenho
O interesse dos clubes e dos jogadores de futebol no aprimoramento técnico e físico tem levado a um aumento na contratação de um profissional especializado: o analista de desempenho.
Atravessa a varanda que dá para o jardim, passa pela piscina logo depois da churrasqueira. Pode funcionar até mesmo em uma casa de família. Um negócio que vem crescendo no futebol: a análise de desempenho. Uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada pelos jogadores para aprimorar as habilidades.
"Aqui é a minha casa. Eu moro aqui em cima, o escritório que a gente construiu é embaixo da minha sala de estar. Então, a gente foi crescendo aos poucos no quintal de casa mesmo”, conta o analista de desempenho Caio Rocha.
Analistas de desempenho são cada vez mais procurados por clubes e jogadores de futebol
Jornal Nacional/ Reprodução
O Caio coordena uma equipe de 13 pessoas. São analistas de desempenho. Eles estudam as atividades dos jogadores em treinos e nas partidas. Mas não basta ter apenas vídeos e gráficos. Os analistas precisam saber contar uma história para os jogadores.
"Eu fico olhando, olhando, olhando, aí... Como eu não sou analista, eu não entendo muito”, diz o lateral do Flamengo Wesley.
"A gente tem que auxiliar o jogador a entender mais sobre o jogo. Então, não pode jogar lances aleatórios para ele. A gente tem que fazer um enredo”, explica o analista de desempenho Marcos Paulo Silvino.
Informações precisas, coletadas com base em tecnologia de ponta, podem mudar os rumos dos jogos de tênis
E ser didático. O Wesley, por exemplo, recebeu indicações de como melhorar o posicionamento do corpo ao receber um passe. O relatório mostrava até como proteger mais a bola caso estivesse pressionado pela marcação.
Todo clube mais estruturado do futebol brasileiro conta com uma equipe de análise de desempenho. Agora, os jogadores passaram a buscar um olhar mais individualizado sobre a própria performance.
"Para que ele tenha entendimento daquelas forças que ele tem ou das fraquezas para poder corrigir no dia a dia”, afirma Caio Rocha.
"Me ajudou a entender onde eu preciso melhorar, o que eu tenho de bom e preciso manter também. O que eu posso me prevenir diante do adversário com um olhar um pouco mais profissional e mais direcionado para aquilo”, conta o goleiro do Corinthians Hugo Souza.
Analistas de desempenho são cada vez mais procurados por clubes e jogadores de futebol
Jornal Nacional/ Reprodução
O mercado cresceu muito. Os analistas de desempenho personalizados são procurados tanto por jogadores da Série D do futebol brasileiro quanto pelos craques da Seleção.
"Hoje, virou um ritual. Hoje, às vezes, eu vou para o jogo, vou estudando os outros adversários no ônibus, vendo os vídeos deles para saber o que eu posso ter de vantagem, o que eu posso ter de problema caso vá enfrentar ele desse jeito”, diz Bruno Guimarães, meio-campo do Newscastle.
E se a empresa do Caio é estruturada na casa dos pais, a do analista de desempenho Diego Vieira já está mais consolidada. Tem escritório próprio e contratos com mais de 90 jogadores:
"Diversos atletas no mercado buscando esse serviço mostra que, entendendo mais o jogo, a tendência é que eles estejam cada vez mais capacitados para tomarem melhores decisões e renderem mais em campo”, afirma.